Artigos Mais Lidos

Business-Plan Aplicado À Terapia

Fenix - Artista: Henrique Vieira Filho
0 0
Read Time:5 Minute, 51 Second

O Colega Jerônimo Moreira, no final do Evento Holística 2017 me lançou um desafio, que percorri o mesmo desde a nossa conversa. “Onde você sentiu sua área de conforto. Eu estava passando por um momento delicado, mudando conceitos, mudando de trabalho, abandonando antigos amigos, e me reencontrando numa zona que era de longe confortante, mas não é que no meio dessa não confortante zona, descobri que a minha zona de conforto estava sempre dentro de mim, bastava procurá-la.

Minha formação inicial, de forma formal foi em secretariado, então já esta inscrita em mim, essa força e necessidade de ajudar o próximo, de organizar o dia a dia, antecipar problemas e corrigi-los. A terapia Holística me veio, como forma de explorar a mim mesma, meus conceitos e uma forma de me conectar com outros fatores que não estavam claros.

O mundo evoluiu, as pessoas se tornaram mais próximas devido ao alcance da internet, mas também se tornaram mais distantes, fisicamente. Isso nos informa que devemos mudar nossa forma de comunicação, se estamos vivendo numa nova forma de vida, devemos também nos adaptar a novas formas de nos conectarmos conosco e com os outros…

Voltei a analisar, a certeza que não podemos mudar: o tempo e nossas necessidades. Como seres humanos, formamos uma comunidade, então estamos sempre em movimento, mesmo que o indivíduo se sinta estagnado em algum momento da sua vida.

O Colega Jerônimo, nos apresenta que nossa trajetória é longa, que no meio dela, temos nossas fraquezas, grandezas e nossa experiências. Ele coloca de forma, bem clara: se nossa mente é a lente que converge os problemas para o corpo, pensamentos ruins seriam considerados energia negativa, e pensamentos de paz, prazer tranquilidade convergiriam em energia boa.

É sabido que o homem, tem necessidades primordiais: alimentar-se e reproduzir-se, além delas temos: espirituais, culturais e religiosas. Todo corpo vivo é feito de matéria física e energia, essa última pode receber diversos nomes, levando em conta sua religião/crença ou a ausência dessas. A união de Corpo e energia, precisa de um fina sintonia, é um equilíbrio sutil, pois na ausência deste, com certeza terá uma consequência.

Então se já estamos com nossas necessidades primordiais em dia, tenhamos um novo olhar sobre nós mesmos, tornamo-nos autores do nosso próprio destino e com a ajuda da Terapia Holística, seremos capazes de gerir nossos processos psíquicos, conscientes e inconscientes.

Todos os que caminham nessa busca de equilíbrio, devem estar preparados para aflições, decepções e encontros com emoções e sentimentos antes não conhecidos. Aperfeiçoamento e crescimento requerem uma mente sincera, aberta, acerca dos aspectos que deseja mudar. Devemos ter consciência de que, no processo terapêutico, a mudança é o resultado.

Não importa o método escolhido, para trilhar esse caminho, com nosso cliente, sempre temos que ter o planejamento, que é fundamental. Qual a primeira etapa: verbalizar, sim o cliente precisa verbalizar tudo que o aflige, tudo que deseja, tudo que acha que acerta ou erra, nesse seu caminho. No que ele deseja ajuda do terapeuta, pois podemos ajudá-lo como lidar com as situações, com suas escolhas e as escolhas que a vida fez para ele. Não podemos nos esquecer, que não somos palpiteiros, ou seja, não falarmos com certeza absoluta sobre finanças, se não temos formação para tal.

Utilizei o método B-P (Business-Plan para gestão de pessoas, apresentado pelo Jerônimo Oliveira, em seu artigo, pois como mencionei no início desse artigo, eu estava passando por uma fase dolorosa e de mudança profissional. Percorri o percurso que o mesmo apresentou: ínicio, meio, várias folhas soltas, vários dias de choro, luto e muita dor. Até que percebi de fato, que vive uma jornada acadêmica muito boa, que tive dias maravilhosos em minha vida profissional, bem como vários outros que não me senti nada feliz, aprendi também que não preciso ficar para sempre em um trabalho, que posso tomar novos rumos e mesmo assim me sentir bem sobre essa decisão.

Temos três campos no B-P para Gestão de Pessoas:

Realização: busca de novos projetos, oportunidades

Planejamento: monitorar tarefas, processos , ações e revisar sempre o B-P

Poder: manter nosso ponto de vista, expressar confiança na nossa própria capacidade.

Listarei abaixo a minha experiência na utilização do método, bem como do Rapel diário. Eu sugiro de fato, que todos os terapeutas, participem do Holística 2018, e assistam a Palestra do colega Jerônimo, para mim o tema abordado foi tão atual e bem colocado, acredito que seja uma plataforma para os terapeutas se organizarem, para prosperar em seus consultórios, bem como auxiliar seus clientes.

Minha experiência, com o B-P, foi para minha nova vida/jornada.

Início: Desligamento da gestão de uma empresa. Para mim, foi uma dor imensa, como se tivessem apagado a minha história e tudo que construí, no referido emprego. Após muito luto, entendi que minha história não será apagada, pois foi vivida e será lembrada por mim, que é o que importa. Com essa dor, decidi focar em algo que a anos tenho sentido o chamado: arte. E consegui utilizar esse novo tempo útil, para focar em minha nova jornada.

Realização: Decidi seguir o empreendedorismo, apesar de termos tantos seguindo esse mesmo segmento, por mim escolhido, eu realmente acho que a alongo prazo terei me estabelecido e formado uma boa clientela. Acredito que com cautela, e muito estudo e comprometimento, estarei genuinamente sendo feliz com minha escolha profissional.

Planejamento: Organização da minha agenda, dos pedidos, da composição, da legislação, do material empregado, tabelas de custo e de venda. Me mantive atenta a novidades, a parcerias, a cursos e gestão do meu trabalho. Organização eu já tenho e muita, mas o que me sobre na organização me falta na composição artística, razão pela qual ampliei meus cursos sobre o tema.

Poder: Eu nunca tive uma auto confiança, na verdade, por diversos de traumas de infância, nunca me senti confiante. Mas como a vida é uma caixa de surpresa, consegui ter essa autoconfiança, sempre em todos os trabalhos que executo, mas sempre tive a visão de coletivo e nunca de individual (mais uma vez minha formação de secretariado), então para mim, essa individualização do meu trabalho, me custou um pouco para aceitar. Mas enfim, agora me sinto mais segura com meu empreendimento.

Rapel Diário: Consegui criar uma regra diária de horários, tarefas e comprimento de regras, criei tabelas e métodos para me ajudar nessa nova rotina. Adicionei ao Rapel, elogios a mim mesma, por ter vencido mais um dia e ter conseguido realizar meus sonhos. Ele me ajuda até hoje, pois montei com isso uma agenda motivacional, que nunca tive.

Enfim, eu acredito que o B-P, não deve ser usado somente por quem esta passando por uma mudança de trabalho/jornada, mas sim por todos que querem e precisam se sentir comprometidos com suas escolhas e manter a determinação.

“É ilusório imaginar que o homem possa dominar e controlar a natureza, se ele não foi ainda capaz de controlar e enxergar a sua própria natureza.”

Carl Gustav Jung

Fabiana Vieira Subscriber

 

 https://orcid.org/0000-0002-3568-8664

Formada em Secretariado, chegando aos 20 anos de uma sólida carreira no mundo corporativo.

Tendo coordenado mais de vinte eventos artísticos, entre exposições e vernissages para a Galeria HVF Artes, em diversos países, Fabiana Vieira soma uma sólida experiência a qual coloca à disposição dos demais artistas via Sociedade Das Artes, organização da qual é sócia.

Na Terapia Holística, atua com Reiki, Fitoterapia, Psicoterapia, Aromaterapia e Sagrado Feminino, temas sobre os quais é articulista convidada da Revista da Terapia Holística, além de organizar congressos, palestras, cursos e workshops, inclusive o consagrado Holística, que é o congresso anual do CRT.

contato@fabianamvieira.com.br

About Post Author

Fabiana Vieira

Formada em Secretariado, chegando aos 20 anos de uma sólida carreira no mundo corporativo. Tendo coordenado mais de vinte eventos artísticos, entre exposições e vernissages para a Galeria HVF Artes, em diversos países, Fabiana Vieira soma uma sólida experiência a qual coloca à disposição dos demais artistas via Sociedade Das Artes, organização da qual é sócia. Na Terapia Holística, atua com Reiki, Fitoterapia, Psicoterapia, Aromaterapia e Sagrado Feminino, temas sobre os quais é articulista convidada da Revista da Terapia Holística, além de organizar congressos, palestras, cursos e workshops, inclusive o consagrado <strong>Holística</strong>, que é o congresso anual do <strong>CRT - Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística</strong>, do qual foi Diretora. Em suas palavras: <em>Com a junção de todos os anos de trabalhos corporativos e os cursos livres de Terapia Holística, me encontrei no ajudar o próximo, realizar encontros de terapeutas, artistas e artesãos dos mais diversos segmentos e desenvolver tarefas sociais</em>. <a href="https://goo.gl/maps/Pcw7KpPU9sC2" target="_blank" rel="noopener noreferrer"><b>Alameda Santos, 211 cj 1411 - São Paulo - SP - CEP 01419-000</b></a> <b><a href="mailto:contato@fabianamvieira.com.br" target="_blank" rel="noopener noreferrer">contato@fabianamvieira.com.br</a></b> <a href="https://api.whatsapp.com/send?l=en&phone=5511982946468"><b>Whatsapp: +55 11982946468</b></a>
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %